Coletivo Popular em Defesa do Transporte Público

Posted by | Posted in , , , , , | Posted on 06:28



COLETIVO POPULAR EM DEFESA DO TRANSPORTE PÚBLICO

Durante anos os habitantes de Maceió que necessitam do transporte coletivo para a sua locomoção têm tido um de seus direitos mais básicos atacado. Os aumentos no preço das passagens de ônibus já se tornaram fato corriqueiro, quase uma data obrigatória no calendário da cidade. Os sucessivos governos municipais não pouparam a população da ganância dos empresários do setor de transportes, defendendo sempre seus lucros e nunca as necessidades do povo.

Os últimos aumentos foram feitos em datas festivas, como o Ano Novo e o Carnaval, com o objetivo de evitar a mobilização da população contra essa medida. Assim, as tentativas de defender o direito da população contra os aumentos foram, durante todos estes anos, articulados em cima da hora, somente depois que a Prefeitura já havia sancionado o aumento. Isto tornou a luta pelo congelamento da tarifa de ônibus quase impossível.

Neste ano, algo de novo aconteceu. O aumento das passagens de ônibus, que costuma ser efetivado pelo governo municipal nos primeiros meses do ano, foi adiado. O prefeito Cícero Almeida já declarou que pretende fazer com que a tarifa suba novamente no final do primeiro semestre. Este atraso no aumento não foi feito por interesse da população, mas por conveniências eleitoreiras. Apesar disto surge uma nova oportunidade de superar a falta de organização da população de Maceió para a defesa de seus direitos no que diz respeito ao Transporte Coletivo.

É com esse panorama que se fundou o Comitê Popular em Defesa do Transporte Público. O objetivo é organizar de forma permanente um pólo que defenda a melhoria significativa do Transporte Coletivo na cidade de Maceió. Mas esta luta não renderá frutos sem a participação de cada segmento da população, de entidades sindicais a associações de bairros, passando por estudantes e categorias de trabalhadores.


Com o atraso do aumento, a população tem a chance de construir uma verdadeira campanha de conscientização e mobilização relativas às dificuldades do transporte público em nossa cidade. Para tanto, este trabalho deve começar o quanto antes e contar com toda a força disponível. Afinal, não devemos apenas lutar contra o aumento da passagem, mas também por todo um conjunto de mudanças na qualidade do transporte coletivo de Maceió.

Por isto, fazemos este chamado a todos aqueles que não mais aceitam os abusos cometidos pelos empresários do transporte coletivo de Maceió.


Lutamos por nosso direito de ter garantida nossa ida para os locais de trabalho e estudo!


Lutamos por nosso direito de acesso à dignidade e ao lazer!


Entendemos que esta luta passa pela reivindicação por um transporte verdadeiramente público e de qualidade para todos!


Comitê Popular em Defesa do Transporte Público.


Próxima reunião: Sábado, 15 de Março, 18h, na sede do Sindicato dos Petroleiros, Centro.


Comments (0)

Postar um comentário